
Reposicionamento do carrossel de imagens,nome e avaliações do produto
Responsabilidades
-
Desk Research, entrevistas com usuários, survey, análise de dados gerados por WA;
-
Documentação de resultados;
-
Prototipagem;
-
Hands Off para QA (Quality Assurance) e Desenvolvedores;
-
Análise de resultados e definição de próximos passos.
Contexto
Projeto este que se tornaria um teste A/B realizado em Zattini, com início em janeiro e encerramento em fevereiro de 2023, contando todas as etapas realizadas por todos os times envolvidos.
-
Tráfegor segmentado.
-
Duração limitada a poucos dias
Time
Lucas Mauric (UX/UI)
Larissa Ribeiro (UX/UI & Content)
Ana Bazzos (PO)
Danilo Rolin (DEV)
Stephanie Campell (QA)
Marco Felici (WA)
Marckson Lacerda (Tech Lead)
Eduardo Marconi (Diretor)
Oportunidade | Hipótese
Sabendo que conta que a área de imagens obtinha a maior interação na primeira dobra, e a maioria dos usuários chegava à PDP diretamente, sendo primeiramente impactados pela imagem e pelos principais atributos do produto, que estavam contidos no nome, enquanto os demais usuários que acessavam o catálogo eram influenciados, além da imagem, também pela nota do produto.
Modificamos o bloco de informações que incluía as imagens, o nome do produto e a nota. Trouxemos o carrossel para a área de maior impacto visual e abordamos de forma complementar a nomenclatura e a nota do produto.
Com essas alterações, esperávamos destacar os elementos que mais impactavam na intenção de compra e, assim, melhorar positivamente a taxa de conversão.


Metodologias usadas para descobrir a oportunidade:
Realizamos um discovery entre agosto e dezembro de 2022 para entender as dificuldades das pessoas ao comprar roupas e calçados em Zattini.
Com base na análise dos dados obtidos, identificamos problemas e oportunidades, assim propondo a realização de testes A/B para melhorar a experiência na PDP.


Em entrevista a usuária R* diz preferir passar mais tempo nas imagens do que na descrição do produto.
Ao observar a interação do usuário com o carrossel de imagens, notou-se que as fotos com zoom nos detalhes são
importantes, pois os usuários utilizam muito essa função
Dados coletados pelo Web Analytics mostram que a interação de dar zoom na imagem é a segunda mais utilizada da PDP.
Estratégia utilizada para testar nossa hipótese​
Durante um teste A/B, uma amostra aleatória de usuários foi direcionada para a versão atual da PDP (grupo de controle), enquanto a outra amostra aleatória foi redirecionada para a versão com destaque adicional na área de imagens (grupo de teste). A versão com destaque adicional exibia a imagem do produto em tamanho maior e em uma região de maior destaque.


O que queríamos com esse teste?
O objetivo do teste AB era avaliar o impacto de dar mais destaque à imagem na Página de Detalhes do Produto (PDP) com o intuito de aumentar a interação dos usuários com essa área e, consequentemente, melhorar a taxa de conversão de vendas.
​
Acreditávamos que, ao dar mais destaque para a imagem na PDP, os usuários seriam mais impactados visualmente, o que levaria a uma maior interação com a área de imagens e, por consequência, à melhoria da intenção de compra, já que assim o usuário estaria mais qualificado. Baseado nos dados coletados pelo Web Analytics, que mostravam que a interação de dar zoom na imagem era a segunda mais utilizada na PDP, supúnhamos que aprimorar essa experiência visual resultaria em um aumento significativo na taxa de conversão.
Resultado

Com base nos resultados do experimento, conclui-se que a nova versão com redesign da página de produto foi bem-sucedida, apresentando melhores resultados para a taxa de conversão e receita. Isso foi observado tanto ao analisar os cenários entre Novos Usuários e Retornantes, onde os resultados também foram positivos.
Houve uma queda no número de usuários que interagiram com o carrossel de imagens do produto, pois o redesign no carrossel mostrou-se benéfico ao aumentar o tamanho dos elementos. Essa mudança permitiu que os usuários analisassem o detalhamento do produto sem precisar clicar para ampliar a imagem, economizando um clique na navegação da PDP.
​
Além disso, notou-se que a taxa de conversão aumentou especificamente para as categorias de Calçados e Vestuários,
indicando que as mudanças implementadas na página foram particularmente eficazes para esses tipos de produtos.
​
Outro ponto relevante é que houve um aumento significativo na interação com o elemento de avaliação do produto após o redesign da página. Isso sugere que a maior visibilidade dada à nota de avaliação contribuiu para melhorar a confiança e a tomada de decisão dos usuários em relação aos produtos.
Em resumo, os resultados do experimento demonstram que o redesign da página de produto foi uma estratégia bem-sucedida, trazendo melhorias nas métricas de conversão e interação com a avaliação do produto. As mudanças na apresentação das informações e no carrossel de imagens proporcionaram uma experiência mais envolvente e informativa para os usuários, resultando em um aumento geral nas taxas de conversão e receita.
